.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, maio 30, 2005

 

Opinião: Processo de Bolonha

O Processo de Bolonha está aí à porta mas é para ficar. A adaptação pelas nossas Universidades à exigência da Europa tem tido alguns problemas, pois como é habito do "tuga", «todos ralham e ninguém tem razão». Para que todos os países da União Europeia (leia-se Europa a 25) adoptem este processo, terá que haver algumas cedências de algumas partes, para que haja no (pouco) longinquo 2010 um Espaço Único Europeu para as Universidades, sendo um curso lecionado em Portugal (e faça-se publicidade da minha Universidade, no Instituto Superior de Economia e Gestão) seja comparável com um curso feito na Sorbonne ou Dauphine de Paris ou em Praga ou ainda em Londres, para não mencionar todas as escolas e cidades da Europa. Pois bem, o processo vem para melhorar e padronizar o ensino de uma forma geral na Europa, mas trás inconvenientes para os empregadores. A diminuição do tempo dos cursos de 4 (ou mesmo 5 anos no caso das engenherias) para 3 anos irá inevitávelmente reduzir a nível de formação de cada formando, que acabarão por entrar no mercado de trabalho com uma preparação deficiente. As empresas vão ter maiores custos para melhor formar os seus funcionários. E esses custos irão concerteza baixar o valor dos ordenados nos primeiros anos de emprego. Quem acabará por perder poder de compra serão os novos estudantes que entretanto entrarem neste novo sistema.
Para os que já acabaram ou que ainda vão acabar neste sistema (de 4 ou 5 anos) têm uma mais valia para eles próprios e para as empresas. Para eles próprios porque têm e terão uma formação única, pois mais ninguém irá ter um curso com 4 ou 5 anos. Apesar de ser uma visão um pouco elitista, penso que será assim que as coisas irão funcionar. E o melhor que uma pessoa pode fazer, se já estiver na Universidade dentro do sistema de 4 ou 5 anos, é procurar acabar o curso, pois no futuro será recompensado. E finalmente para as empresas também será vantajoso porque terão à partida potenciais funcionários melhor formados e preparados.
Recapitulando, se andas na Universidade, acaba o curso!!!
PS: este artigo é apenas a opinião pessoal do dono deste blog, com influência de alguns professores da sua Universidade e alguns artigos de opinião e outros artigos de jornais de referencia. Não tem qualquer estudo associado nem procura impôr nenhuma ideia.

Mau Maria:
My first visit :D tenho de ler isto com calma !!! nao tenho tido tempo pa nada nestes dias pah !!! Abrção !!
 
Aparece sempre que quiseres. Eu próprio também não tenho tido o tempo que queria para dar mais alguma atenção ao mundo "bloguista". 1 abraço e até breve ;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?