sexta-feira, abril 28, 2006
Comemoração de um dia especial
Como é sabido, existem vários dias ao longo do ano que são uma comemoração de algum acontecimento especial ou simplesmente para chamar a atenção para uma dada causa. Como exemplo temos o dia do não fumador, o dia das doenças cardio-vasculares, o dia do teatro, dia do bombeiro, e muitos mais. Todos eles muito dignos, e não pretendo pô-los em causa. Contudo, acho que deviam existir dias especificos para comemorar coisas mais... terra-a-terra.
Que tal a criação do dia do não pagador de impostos? Este dia apenas vinha institucionalizar algo que já existe, faze-los sair do buraco, deixarem de serem considerados extra-sociedade.
Mas existem mais dias aos quais deveria ser dada atenção. Existe um que me estranha a sua não-existência, que é o dia do Chico Esperto. Então não é o povo português conhecido pelo seu Chico-espertismo? Temos que colocar um dia nacional em que todos nós, Chicos Espertos, só podemos fazer Chicas-espertices, nada segundo as regras. Isto é que era um dia bem vivido.
Mas o meu favorito seria o dia da verruga peluda. Existem muitos espécimes de portugueses que os têm em varios sitios, e especialmente na face (vulgo cara). Podiam organizar-se exposições sobre esta temática, fomentando a criatividade. E está claro, esta seria uma excelente forma de criar riqueza para o país. Como? Criando uma patente e exportando a ideia, em formato de franchising para outros países. Sim, porque não é só no nosso país que existem verrugas grandes e peludas.
De qualquer modo, fica aqui a minha preocupação sincera. Será que estes tópicos e estas pessoas, que vivem na sombra da sociedade, vão deixar de serem considerados marginais? Aqui fica o meu apelo a que isso mude.