.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, fevereiro 10, 2007

 

Culturas

Desde a minha chegada a Londres que tenho achado muito interessante as misturas que por aqui ha. E mais interessante ainda e' o facto da sociedade Britanica aceitar com tanta facilidade a permanencia de outras nacionalidades no seu territorio. Mas isto apenas ajuda a realcar uma certa grandiosidade do povo da Bretanha, o que se torna numa vantagem competitiva em relacao a grande parte dos paises do mundo.
Aqui, a palavra de ordem e' experiencia e know how. Nao interessa a idade, sexo, crenca religiosa ou politica. O que importa mesmo e' que um individuo demonstre capaciades de trabalho. E pessoalmente acho que este campo deveria ser copiado por outros paises, especialmente paises menos desenvolvidos.

Bom, mas chega de ideologias.
O que queria mesmo escrever hoje era sobre Culturas de outros paises. E especificamente a Polaca. Tenho tido a sorte de contactar directamente com alguns nativos da Polonia e tenho achado bastante interessante. Para comecar sao afaveis, simpaticos e bastante abertos para novas experiencias. Em segundo, a gastronomia polaca e' bastante saborosa, tendo ja experimentado 3 ou 4 pratos tipicos diferentes, sendo o meu preferido os Pierogi (semelhante as rissois). Tenho tido a sorte de poder ter tais experiencias quando a mae de uma das polacas que esta a viver comigo vem visita-la. E tenho tambem tido oportunidade de aprender algumas palavras em polaco. E' uma lingua estranha, mas existem bastante expressoes que sao semelhantes ao portugues (e mesmo ao ingles) em termos de som.


Mau Maria:
Piotr Fr, o que escrevi e não foi salvo (que tristeza) foi +/- isto: aqui em Portugal a mistura de nacionalidades também é uma realidade, mas o que constitui uma vantagem para a Grã-Bretanha, para nós tem sido uma espécie de "suicídio" antecipado.
Provavelmente as pessoas de nacionalidades diferentes que encontras por aí são uma força, uma mais valia, que contribuirão para o acréscimo da economia nacional. Aqui, têm sido os poucos que poderão fazê-lo (Espanhóis, alguns ingleses e alemães...).
Os portugueses, por outro lado, também não são muito receptivos a "grandes crânios vindos de fora". Vê lá se não ouviste já este tipo de coisas "o que é que estes vêm pra aqui fazer, roubar-nos os melhores postos? Pois, assim isto não anda pra frente...", etc, etc, etc. lol
Não sou xenófoba nem coisa parecida, o que não quer dizer que não ache que fomos totalmente INVADIDOS pelos povos de 3º Mundo (brasileiros, angolanos e afins...) e a vaga de ucranianos e romenos também não veio amenizar a situação de decadência, pelo contrário.
Entretanto vai saboreando a comidinha polaca, que eu vou-me contentando com a minha portuguesa :-)
 
Penso que tens razao num aspecto. No entanto, temos tantos emigrantes em Portugal porque a nossa mentalidade assim o permite. E o argumento de que "estao a roubar-nos os postos de trabalho" e' parcialmente nossa culpa, porque muitas vezes nos, os portugueses, nao queremos fazer certos tipos de tarefas. E, portanto, e' preferivel deixar outros fazerem esse trabalho e ficar a viver do subsidio de desemprego, pelo menos 2 anos, e depois logo se arranja.
Esta sim, e' o nosso maior defeito, esperar que as coisas aparecam feitas.

PS: obviamente estou a falar em termos gerais.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?