.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, maio 04, 2007

 

Big Brother

Este post foi provocado por uma conversa via blog com uma amiga minha, que comecou neste post.
A cidade de Londres tem uma imensidao de Camaras de Vigilancia espalhadas pela cidade, o que vulgarmente se chama CCTV (diminuitivo de "Closed Circuit Television"). Julgo que li algures num dos vespertinos que existirao cerca de 1 milhao de camaras espalhadas pela cidade, com tendencia para aumentar.
Mas alem dos locais normais e' possivel encontrar as camaras em autocarros, carruagens de comboio/metro, e ate mesmo em taxis. Mas o que levanta mais controvercia e' precisamente o alcance de certas camaras, porque muitas delas estao direccionadas para estradas principais, locais de passagem de muita gente, que poderao ser vistas na internet, em tempo real. Por um lado introduzem as camaras como forma de pervencao da criminalidade/terrorismo, mas por outro torna-se uma falha de seguranca, uma vez que um eventual accao terrorista pode ser planeada no conforto dos seus lares. Basta analisar que ruas ou pracas com mais circulacao de gente.
Este e' de facto um assunto que tem preocupado muitos dos londrinos que vivem e trabalham em Londres, e e' um assunto que tem feito correr muita tinta na imprensa, como podem ver, por exemplo, aqui.

Mau Maria: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?